Espalhando Sementes

Programa Espalhando Sementes

Promove campanhas e ações sociais de mobilização e orientação.
Como o nome já sugere, o Espalhando Sementes vai até as outras organizações para multiplicar as ações do IE e de OSCs parceiras. Colaboradores, os beneficiários de todas as idades, e os parceiros são impactados com o desenvolvimento de ações que viabilizam a participação de cada um na defesa e efetivação dos direitos sociais.

Projetos e ações do programa Espalhando Sementes:

História Para Todos: A arte da Contação de Histórias é antiga e através dela são passados ensinamentos, tradições e memórias.

O projeto História para Todos contribui com o incentivo à leitura, transmissão de conhecimentos, valores e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

A formação é voltada para a população em geral, mas com foco principal em educadores sociais e professores da rede pública de ensino.

Doa Mauá: O Doa Mauá é uma campanha comunitária criada pelo IE que faz parte do movimento mundial chamado Giving Tuesday e está alinhada ao movimento brasileiro Dia de Doar.

Através de uma plataforma de doações, o doador escolhe qual causa quer ajudar e escolhe uma das OSCs participantes para fazer a sua doação.

É uma campanha dinâmica que inclui toda a comunidade e as organizações beneficentes. Como tal, várias ações são executadas.

EnsinaCast Nosso novo projeto, como o nome já sugere, é um podcast que tem como objetivo levar de maneira leve, clara e didática conceitos e informações sobre o terceiro setor e sobre cidadania. A cada semana um novo episódio, com um tema e um convidado especialista diferente, é liberado nos nossos canais no Youtube e no Spotify.

Lançado em junho de 2022 como parte das comemorações de 5 anos do IE, o EnsinaCast é um meio de exercer a nossa missão institucional: contribuir para o acesso à cidadania. O objetivo é facilitar acesso a temas que fazem parte do dia a dia da população. Muitos desses temas são abordados de forma errônea ou irresponsável nas redes sociais, principal fonte de (des)informação. A ideia é tratá-los de maneira que todos entendam e com especialistas gabaritados para abordar tais assuntos, quebrar tabus e preconceitos e disseminar informações.

Faça a diferença!

Contribua com a nossa missão e multiplique projetos sociais.

Porque Nascemos

Acreditamos na importância do terceiro setor e de seus projetos sociais, partimos do princípio que uma sociedade civil forte é composta por organizações que representem anseios, necessidades, temores e problemas da população. Estas organizações são porta-vozes da sociedade junto ao governo e à iniciativa privada e para tanto devem trabalhar, de forma independente, na defesa dos direitos individuais e coletivos e na busca de soluções para a promoção do bem comum. Assim, precisam de independência financeira, operacional e ideológica que lhes permitam fazer propostas, exigir garantias e recusar condições sem temer por sua própria sobrevivência. Dentro dessas premissas, o Instituto Ensina nasceu. Compartilhamos conhecimento para fortalecimento da gestão, atuação e sustentabilidade dessas organizações. Temos em nosso DNA a promoção e proteção dos direitos fundamentais da população e o exercício da cidadania.

DOE AGORA

Você pode doar para o IE de diferentes maneiras: investindo na nossa missão por meio do apoio institucional e se tornando um investidor por meio da Nota Fiscal Paulista ou doando de forma direta ou indireta para algum dos Nossos Projetos.

Doe Agora