Tiradentes

Em 21 de abril de 1792 Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado em praça pública por participar da Inconfidência Mineira, movimento separatista e republicano organizado pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português.

Curiosidades:

Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o único que não pertencia à elite entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

O movimento republicano (século 19) o elegeu como mártir cívico, religioso e antimonarquista. Na época a imagem de Tiradentes com feições que se assemelhavam com pinturas de Jesus Cristo se tornaram popular. Mas, era provável que fosse careca e sem barba, prática comum entre os prisioneiros para evitar piolhos.

O 21 de abril se tornou festa cívica logo após a Proclamação da República e feriado nacional em 1965 (lei 4.897).

A prisão onde foi encarcerado é a atual sede da Assembleia Estadual do Rio de Janeiro e recebe o nome de Palácio Tiradentes. A cidade onde nasceu mudou de nome e passou a se chamar Tiradentes.



Doe Agora