Semana da Adoção – LAR SOL DA ESPERANÇA

O Lar Sol da Esperança foi fundado em 1983, por um casal que construiu uma casa para acolher crianças e adolescentes em situação de riscos diversos. A organização promove condições para o desenvolvimento físico, emocional, psicológico e social adequado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, afastados das suas famílias. No Lar são oferecidos moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, cultura e convívio comunitário.

 O trabalho desenvolvido também busca reestruturar as famílias, encaminhando-as a programas existentes no município a fim de auxilia-las nas necessidades existentes para que possam ter seu(s) filho(s) novamente sob sua guarda. Na impossibilidade de retorno para as famílias de origem as crianças e adolescentes acolhidos são encaminhados para famílias substitutas, ou seja, são adotadas. Segundo Marcia F.A. Baldin, Coordenadora do Lar Sol da Esperança “é importante esclarecer que todo o processo de avaliação e capacitação dos candidatos a adoção é de responsabilidade do Poder Judiciário através de sua equipe técnica, nos cabendo acompanhar a aproximação desses candidatos com a criança(s) e/ou adolescente(s) acolhido(s), avaliar a potencialidade desses vínculos e analisar juntamente com a equipe técnica do Poder Judiciário a possibilidade da adoção se efetivar”.

Existem situações em que não foi possível (por vários motivos) a reintegração familiar e/ou a adoção dos acolhidos. Nestes casos excepcionais os acolhidos permanecem no Lar até completarem a maioridade civil.  “Sendo assim, trabalhamos com eles questões relacionadas à autonomia e capacitação profissional já que ao completarem 18 anos terão que administrar suas vidas nos âmbitos de estudos, trabalho, moradia e saúde, contando por vezes apenas com o auxílio de nosso serviço” finaliza Márcia.

As crianças e adolescentes enfrentam muitas dificuldades antes de morarem em uma Instituição. Buscar melhorar suas vidas em todos os aspectos possíveis é a atribuição mais importante do Lar Sol da Esperança.



Doe Agora