Pandemia reduz diagnóstico de câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer um dado preocupa: um ano após o início da pandemia de Covid 19, caiu significativamente o número de exames e diagnósticos de câncer.

No Brasil as biópsias tiveram uma redução de 39,11%, quando comparados os meses de março a dezembro de 2019 e 2020. Houve redução de mais de 50% nos exames citopatológicos e a mamografia de rastreamento, para o diagnóstico precoce, apresentou queda de 49,81%. 

No mundo todo mais de 52% dos pacientes atrasaram cirurgias ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia; 77,5% interromperam os cuidados; e muitas pessoas descobriram com atraso ou ainda nem sabem que tem câncer: a queda de novos diagnósticos foi de 77%.

A cada ano no Brasil, cerca de 700 mil pessoas recebem o diagnóstico de câncer e 225 mil morrem por conta da doença. Em situações normais, o país já possui uma alta taxa de diagnóstico tardio e a pandemia agravou essa situação.

Segundo o Inca o paciente com câncer deve tomar algumas precauções no dia de sua consulta ou tratamento:

  • Ter somente um acompanhante, com menos de 60 anos, se possível. O acompanhante não poderá ter sintomas de resfriado ou gripe;
  • Tentar manter distância de outras pessoas, mesmo da equipe de saúde;
  • Não ficar próximo de outros pacientes;
  • Evitar circular pelo hospital;
  • Não ficar no local de tratamento por mais tempo do que o necessário;
  • Manter as recomendações de prevenção como lavar as mãos com água e sabão, na sua ausência, usar álcool em gel; cobrir nariz e boca com lenço ao tossir ou espirrar – se não for possível, deve usar o antebraço como barreira e não compartilhar objetos pessoais.

Não deixe seus exames e a visita ao médico para depois. O tratamento precoce e correto são fundamentais para a cura e qualidade de vida de pessoas com câncer. 

Fontes: Inca,  Oncoguia e OMS/Sírio Libanês



Doe Agora