Dia da Síndrome de Asperger

A data homenageia o nascimento de Hans Asperger em 1906, pediatra que fez as primeiras descobertas acerca da síndrome. O objetivo é prestar informação e apoiar as pessoas afetadas.

A Síndrome de Asperger é uma condição que está dentro do transtorno do espectro autista (TEA). É importante salientar que em 2018 na publicação da Classificação Internacional de Doenças (CID 11) foram reunidos todos os transtornos que fazem parte do autismo infantil, como a síndrome de Rett e a Síndrome de Asperger e hoje todos estão relacionados com o CID F84 Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pode-se afirmar que a Síndrome de Asperger é o autismo em sua forma mais amena.

O TEA é um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico, caracterizado principalmente por prejuízos na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e restritivos.

A questão de haver na terminologia a palavra espectro, é porque o autismo envolve uma série de condições de diferentes intensidades, bem como graus que são medidos de acordo com a gravidade do comprometimento que vai desde leve (Nível 1), moderado (nível 2), ao severo (nível 3).

Texto de Patrícia Bernardo de Souza – Coordenadora Pedagógica do Instituto Multinclusão



Doe Agora