Abolição da Escravatura

Nesta data em 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea (Lei n.º 3 353)que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. “Áurea” quer dizer “de ouro” pelo grande significado da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.

No Brasil a escravidão durou por cerca de 300 anos até a assinatura da lei Áurea. Apesar disso, ainda hoje, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, há formas de trabalho semelhantes à escravidão.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho mais de 40 milhões de pessoas foram vítimas da escravidão moderna em todo o mundo. No Brasil, entre 1995 a junho de 2020 mais de 55 mil trabalhadores foram resgatados nessas condições.

Acabar com esse tipo de prática é uma das metas da ONU e países associados. A meta 8.7 do ODS, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, é muito clara quando diz que se deve “tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas (…)”

Todos nós podemos fazer a nossa parte. Seja oferecendo condições dignas aos seus funcionários e prestadores de serviços, exigindo que seus fornecedores tenham essa mesma prática ou comprando produtos e serviços de empresas que respeitem as leis trabalhistas e seus colaboradores.

Se você conhece alguém que está em situação de trabalho escravo denuncie através do Dique 100 ou clicando aqui.

Fontes: IPEA, Uol Ecoa, Brasil Escola e Ministério da Economia.



Doe Agora