- 27 de outubro de 2020
- Por: Instituto Ensina
- Categoria: Palestras
Com o objetivo de contribuir para a preservação da Contação de Histórias, incentivo a leitura e transmissão de conhecimento, o Instituto Ensina promove o curso livre “História para todos” que conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, a Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
O História para todos estimula tecnicamente os participantes por meios de dinâmicas, vivências e construções de recursos lúdicos para a arte de contar histórias. O projeto oportuniza à população o acesso à cultura da arte contação de histórias de forma gratuita.
As Oficinas terão uma carga horário de 40 horas dividida em 4 horas semanais.
Serão 8 encontros semanais ao vivo com duração de 2 horas. O participante terá acesso a 4 vídeo aulas de 30 minutos que devem ser acessadas durante a semana, antes do encontro ao vivo. As aulas foram desenvolvidas de forma que relacione a prática com a teoria, possibilitando aos participantes vivências ativas na arte de contar história.
Qualquer pessoa acima de 16 anos pode se inscrever. O curso é totalmente online e gratuito.
Para fazer a sua inscrição clique aqui. ATENÇÃO antes de se inscrever certifique-se de sua disponibilidade para os encontros e estudo.
Sobre o conteúdo:
1º encontro
• A busca da intenção; “Por que e para quem contar histórias?”
• De onde surgiram as histórias e o termo Contador de histórias? porquê e para quem contar histórias?
• Dinâmicas de como as histórias incentivam a construção da cidadania e do pensamento crítico e Ético.
2 ° encontro
• Memória Afetiva; Quais as histórias que marcaram a nossa vida e quais as lembranças que elas nos trazem? Por que as histórias são tão importantes na memória afetiva?
• Como cativar e envolver os ouvintes?
• Dinâmicas para desenvolver a criatividade.
3° Encontro
• A voz e o corpo; Dinâmicas e Vivências de Expressões e possibilidades corporais e vocais na contação de história.
4 ° Encontro
• Propostas e estratégias para a utilização da contação de história como ferramenta pedagógica para atuação em Instituições;
• Propostas e linguagens para incentivar a participação de multiplicadores da arte de contar histórias;
• Como preparar e apresentar uma história;
• A contação de histórias e o teatro.
5° Encontro
• Apresentação e vivências dos segmentos de estratégias para contar histórias; Histórias circulares, histórias cantadas, histórias com transformações de objetos, histórias com intervenções de personagens, histórias fóruns, histórias coletivas, fantoches, dedoches, sombras e demais recursos;
• Criações de preâmbulos e finalizações.
6° encontro
• Recursos para a contação de histórias; Música, Transformação de objetos, livros, narrativas, construções de personagens, danças e confecções de fantoches e acessórios lúdicos.
7 ° Encontro
• Com base nos encontros anteriores e com as estratégias e vivências, elaboração e organização de apresentação de contação de histórias. Utilizando as linguagens e recursos abordados.
8° Encontro
• Finalização e ensaio da apresentação de contação de histórias.
• Exposição da documentação pedagógica de todo o processo de elaboração, aprendizado adquirido durante as oficinas.
Ao fim do curso os participantes são incentivados a produzir um vídeo de contação de história para publicação.