Especial Mês da Pessoa com Deficiência: APAE Mauá

Em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28/08), o Instituto Ensina apresenta organizações mauaenses que desenvolvem seus trabalhos para esse público.

A primeira apresentada é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mauá que foi fundada em 1970 por pais que sentiram a necessidade de ter uma escola que pudesse atender seus filhos.

Além do atendimento escolar o aluno conta com o apoio da equipe técnica da entidade, que os atende no contra turno, não só para a avaliação como também para tratamentos individuais e grupais de acordo com suas especialidades e orientação familiar. A Entidade tem a capacidade para atender 200 crianças para trabalhar o desenvolvimento, independência e autonomia. Desses, 120 pessoas com deficiência intelectual participam das oficinas de desenvolvimento de potencialidades como aprendizagem, integração e independência.

A APAE atende hoje 285 usuários a partir de 7 anos  com deficiência intelectual, seguida ou não de outras comorbidades, e seus familiares. São oferecidas atividades de arte e música, marcenaria, artesanato, inclusão digital, cozinha experimental, Grupo de Família, atividades externas, atendimento social, esportes entre outros.

Desde 1992 a APAE realiza na sede própria no Bairro Capuava, os atendimentos especializados em Psicologia, Orientação Pedagógica, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Educação Musical e Serviço Social. Doações podem ser entregues à rua Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá.



Doe Agora