Dia Mundial Contra o Câncer Infantil

Desde 2001 a ICCCPO – Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer, em português, organização sem fins lucrativos formada por 132 organizações de 78 países, promove a data. No ano seguinte iniciou se uma campanha mundial para promover a conscientização global e o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 250 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer. Cerca de 90 mil não sobrevivem. Muitos mais permanecem não diagnosticados e não são informados, pois 80% dessas crianças são de países de baixa e média renda, onde os sistemas de saúde são fracos, os serviços de saúde são inacessíveis e os medicamentos essenciais não estão disponíveis ou são muito caros. Até mesmo os países desenvolvidos enfrentam o ônus do câncer infantil, já que ele é a principal causa de mortes relacionadas à doença não transmissível em países de alta renda e um número crescente de países de renda média.

O objetivo da Iniciativa Global contra o Câncer Infantil da Organização Mundial da Saúde é eliminar toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra o câncer e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as crianças diagnosticadas com câncer em todo o mundo até 2.030. Isto representa uma duplicação aproximada da taxa de cura atual e salvará mais um milhão de vidas de crianças durante a próxima década.



Doe Agora