Dia do Orgulho LGBTQI+

O Instituto Ensina acredita que o conhecimento é fundamental para a diminuição de pré-conceitos e de igualdade de oportunidades e direitos. Pensando no dia Internacional do Orgulho Gay, trazemos termos que são muito usados, mas nem sempre sabemos o que eles realmente significam e por isso soam muitas vezes como depreciativos.Confira, informe-se e reveja seus (pre)conceitos:

O termo mais usado atualmente para definir a comunidade Gay é LGBTQI+, que pode ser dividido em duas partes:

LGB se refere à orientação sexual:

L: lésbica, mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.

G: gays, homens que se identificam como homem e têm preferências por outros homens.

B: bissexuais, que têm preferências sexuais por ambos os gêneros.

TQI+ se refere ao gênero

T: transexuais, travestis e transgêneros, que são pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino atribuídos no nascimento com base nos órgãos sexuais.

Q: questionando ou queer, (“estranho” em inglês, usado como termo pejorativo). É usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

I: intersexuais, que tem órgãos genitais de um sexo e aparelho reprodutor de outro sexo que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino. Antes, eram chamadas de hermafroditas.

+: todas as outras letrinhas do LGBTT2QQIAAP, que não para de crescer — os “as”, por exemplo, significam assexuais (pessoas que não sentem atração sexual) e aliados (pessoas que se consideram parceiras da comunidade).

A sexualidade humana é bem complexa, (vai muito além do homem e mulher, homem com homem ou mulher com mulher) a falta de conhecimento pode causar desrespeito e respeitar as diferenças é fundamental. As explicações dos termos não se esgotam aqui nesse texto.
Saiba mais sobre o tema em: https://orientando.org/o-que-significa-lgbtqiap/

#orgulhogay#respeito



Doe Agora