- 19 de março de 2021
- Por: Instituto Ensina
- Categoria: Palestras
O Dia Internacional do Contador de Histórias teve início na Suécia, em 1991. O dia 20 de março foi escolhido por ser o início da primavera no hemisfério norte. A sua origem não poderia ser mais lúdica: com o fim do inverno e o florescer da natureza, encontrou-se uma ótima data para tirar as pessoas de dentro de casa e contar histórias para alegrar as famílias e as crianças
A maioria de nós guarda na memória algum contador de histórias. Pode ser um tio, uma professora, os avós ou algum contador da televisão, e hoje em dia, da internet.
A arte da contação de história é antiga, surgiu no tempo dos menestréis que contavam histórias aos reis e também dos bardos que as contavam em forma de poemas. Eram esses contadores que passavam a diante as histórias numa época em que poucas pessoas tinham acesso aos livros. As histórias eram então retransmitidas de pais para filhos.
A contação de história é importante para o processo de ensino-aprendizagem e estimula o hábito da leitura. Pensando em multiplicar o número de contadores e consequentemente o interesse de crianças e adolescentes pelos livros, o Instituto Ensina criou o História Para Todos. Uma formação de contadores destinado para a população em geral, mas com foco principal em educadores sociais e professores da rede pública de ensino.