Dia do Saci valoriza a cultura brasileira

Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana o Projeto de Lei Federal nº 2.479 de 2013 institui o 31 de Outubro como o Dia do Saci. Desde 2004 a lei n.º 11.669 já oficializava a data no Estado de São Paulo.

A lei federal diz que “a data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, “Dia das Bruxas”, nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.”


A Lenda do Saci-Pererê

Em meados do século XVII, no Sul do Brasil as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações.

Quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. A lenda também descreve o Saci negro, de gorro vermelho, fumando um cachimbo e com apenas uma perna. A outra teria perdido em uma luta de capoeira.

O mito ficou conhecido nas grandes cidades do país e internacionalmente graças aos livros de Monteiro Lobato, com destaque para “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que teve sua adaptação para a TV e tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil.



Doe Agora