- 23 de setembro de 2020
- Por: Instituto Ensina
- Categoria: Palestras
A data foi criada pela ONU em 2017 e marca o aniversário de criação, em 1951, da Federação Mundial dos Surdos (World Federation of the Deaf – WFD), Organização Social presente em 135 países.
Cada país tem a sua própria linguagem de sinais, incluindo os regionalismos que segue a cultura de cada região. No Brasil a LIBRAS, sigla de Língua Brasileira de Sinais, é considerada língua oficial desde abril de 2002 (lei 10.436). Com ela é possível a comunicação entre surdos e entre surdos e ouvintes através de gestos, expressões faciais e corporais. Diferente do que a maioria pode pensar LIBRAS não é mímica, pois é composta por um alfabeto e estruturas linguísticas e gramaticais próprias.
Em Mauá a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá realiza um importante trabalho de inclusão, educação e respeito junto a comunidade surda e suas famílias desde 1990. A APASMA atende 60 alunos surdos, deficientes auditivos, familiares e atualmente alunos da rede regular de ensino do município que apresentam transtorno do processamento auditivo central. O objetivo é promover e reintegrar o surdo e deficiente auditivo na sociedade, investindo para o pleno exercício da cidadania e melhoria na qualidade de vida.
Fonte: libras.com.br